Por que Construir com Estruturas Metálicas?

Por que Construir com Estruturas Metálicas?

Revisão bibliográfica dedicada ao Eng. Paulo A. Andrade (in memorian), grande amigo e excelente consultor no desenvolvimento das estruturas metálicas no Brasil, o qual incentivou-me muito em minha carreira.

Por Fábio Gomes da Costa – Engenheiro Civil e Diretor da GomesTec

Estruturas metálicas ou de concreto?
Sistemas construtivos que se completam.

É incorreto realizar a comparação de dois sistemas construtivos, pois cada tipo de construção tem suas vantagens de uso.

Podemos citar o uso das estruturas mistas, sendo que a NBR 8800 já contempla recomendações sobre o uso do concreto nas interfaces das lajes, vigas e pilares metálicos.

Empresários, construtoras e investidores, junto com seus engenheiros de confiança, precisam conhecer e explorar mais as duas técnicas, e tirar o melhor proveito de cada um dos sistemas, buscando soluções mistas onde cada material é adequadamente utilizado num trabalho em conjunto.

Qual Estrutura é melhor afinal?

Nas edificações residenciais e comerciais onde os edifícios, tem mais comparações, é quase impossível afirmar que as estruturas metálicas sejam as melhores ou a piores que a estrutura de concreto armado.

Porém com as atuais técnicas construtivas, disponibilidade de materiais no mercado e mão de obra especializada, é válido que cada caso seja examinado tecnicamente, visando o satisfatório resultado do custo benefício, velocidade de construção e inauguração da edificação.

Tendência na atual realidade.

Atualmente, na área de construção, a tendência é o aumento da utilização das estruturas metálicas, ainda bastante carente no Brasil, por ser um fato cultural e histórico.

Esta mentalidade já vem mudando nas Universidades, Institutos, com os empresários, e especialmente por parte de arquitetos, que são aliados nos sistemas construtivos industrializados, estruturas metálicas. 

Fortalecendo a imagem do sistema construtivo em aço no mercado da construção civil, a quantidade de estruturas metálicas para grandes obras tem aumentado no Brasil pelos seguintes motivos:

  • existência de fábricas maiores;
  • melhor tecnologia;
  • técnicas construtivas mais sofisticadas;
  • maior precisão nos processos de corte, usinagem, soldagem e pintura;
  • projetos mais sofisticados;
  • especificações mais exigentes;
  • maior experiência.

A importância da Engenharia na análise das Estruturas Metálicas.

Para se ter a correta definição do sistema construtivo e executar uma obra com qualidade, segurança e economia são necessários conhecimentos técnicos que somente um profissional qualificado pode oferecer, neste caso, um Engenheiro ou Empresa de Engenharia.

O que permite auxiliar na melhor tomada decisão do tipo de sistema construtivo pode a ser adotado para construção da edificação; faz toda a diferença no custo e na qualidade dos projetos além de ser um fator requerido dentro das Normas da ABNT.

No E-book você poderá verificar alguns quadros comparativos das características dos dois tipos de sistema construtivo:

Estruturas Metálicas X Estruturas de Concreto

  1. Administração da Obra;
  2. Fundações;
  3. Lajes;
  4. Paredes de fechamento (alvenarias ou outros materiais);
  5. Revestimentos;
  6. Instalações elétricas – hidráulica – proteção contra fogo e instalação do canteiro;
  7. Prazos;
  8. Custo Financeiro.

Baixe já seu E-book e acompanhe-nos nas redes sociais: LinkedIn e Instagram para ficar por dentro das novidades.


Deixe uma resposta

Fechar Menu