Revestimentos Protetores Contra Corrosão e Incêndios

Revestimentos Protetores Contra Corrosão e Incêndios

Por Fábio Gomes da Costa – Engenheiro Civil e Diretor da GomesTec
Contribuição tecnocientífica ao Construmetal 2019 – 8º Congresso Latino-americano da Construção Metálica – agosto, São Paulo, SP, Brasil.

Prevenção e Proteção

A prevenção e proteção contra a corrosão e incêndio é essencial para que as estruturas metálicas e mistas apresentem um adequado desempenho durante a sua vida útil e ações de incêndio.

A corrosão é um dos principais mecanismos de deterioração dos materiais metálicos e cerâmicos.

A deterioração das estruturas é causada pela interação físico-química entre o material e o seu meio operacional.

Seja de forma natural ou acidental, vão apresentar alterações prejudiciais e indesejáveis, sofridas pelo material metálico e armaduras do concreto armado, tais como:

  • modificações estruturais;
  • desgaste;
  • variações químicas.

Tornando-o inadequado para o uso da estrutura, isso ocorre devido à instabilidade química (corrosão), quando exposto ao meio ambiente.

Na fase dos projeto e demais especificações técnicas, sempre nos deparamos no sistema de revestimento protetor que deverá ser aplicado nas estruturas metálicas.

Devemos levar em conta três questões para escolha do procedimento de pintura:

  1. Selecione o ambiente corrosivo;
  2. Defina o prazo até a primeira manutenção geral;
  3. Selecione o sistema de pintura compatível com ISO 12944 e NBR 8800

Estas incidências, quando associadas ao uso incorreto e à falta de manutenção periódica, pode resultar em problemas que possam comprometer a vida útil da estrutura.

No entanto, estes problemas podem ser mitigados através das inspeções e sistemas anticorrosivos e proteção contra incêndio adequados.

Nesse contexto, o artigo pretende abordar os princípios, fatores e requisitos que devem ser considerados em uma seleção de sistemas de proteção e inspeção nas estruturas metálicas e mistas, visando o controle de qualidade do revestimento e a sua durabilidade ao longo das inspeções e manutenções.

Quer saber mais? No E-book ao lado você encontra um estudo completo sobre o assunto, baixe grátis. Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades: LinkedIn e Instagram

Deixe uma resposta

Fechar Menu