A corrosão é um dos principais mecanismos de deterioração dos materiais metálicos e cerâmicos, a prevenção e proteção contra a corrosão e incêndio é essencial para que as estruturas metálicas e mistas apresentem um adequado desempenho durante a sua vida útil e ações de incêndio.
A deterioração das estruturas é causada pela interação físico-química entre o material e o seu meio operacional, seja de forma natural ou acidental, vão apresentar alterações prejudiciais e indesejáveis, sofridas pelo material metálico e armaduras do concreto armado, tais como o modificações estruturais, desgaste, variações químicas, tornando-o inadequado para o uso da estrutura, isso ocorre devido à instabilidade química (corrosão), quando exposto ao meio ambiente.
Estas incidências, quando associadas ao uso incorreto e à falta de manutenção periódica, pode vir resultar em problemas que possam vir comprometer a vida útil da estrutura.
No entanto, estes problemas pode ser mitigado através das inspeções e sistemas anticorrosivos e proteção contra incêndio adequados.
Nesse contexto, o artigo pretende abordar os princípios, fatores e requisitos que devem ser considerados em uma seleção de sistemas de proteção e inspeções nas estruturas metálicas e mistas, visando o controle de qualidade do revestimento e a sua durabilidade ao longo das inspeções e manutenções.
Clique no botão ao lado e baixe o e-book gratuitamente, nele você terá acesso ao estudo completo sobre o tema.
Engenheiro Civil Pós-Graduado Engenharia e Ciência dos Materiais e Engenharia Processos Metalúrgicos / UMC / Diretor Técnico GomesTec Eng. & Soluções / São Paulo – SP gomesteceng@gmail.com / www.gomesteceng.com.br
Contribuição tecnocientífica ao Construmetal 2019 – 8º Congresso Latino-americano da Construção Metálica – 14 a 16 de agosto de 2019, São Paulo, SP, Brasil.
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: Instagram e LinkedIn